O Jornal Online

grajaudefato_site-1
Primeira versão on-line do Jornal Grajaú de Fato, 14 de agosto de 2008

É um veículo de comunicação que leva o nome do município de Grajaú, localizado no centro-sul maranhense, a 550 quilômetros da capital do Estado, São Luís. O jornal está presente na internet através do portal http://grajaudefato.com.br desde 21 de abril de 2008. A versão impressa começou a circular com tiragens semanais no dia 20 de julho de 2013, por ocasião da abertura do maior evento da região, a Exposição Agropecuária de Grajaú (Expoagra).

O Jornal Grajaú de Fato surgiu da necessidade de tornar a comunicação um elo entre a sociedade e instituições que atuam em questões de interesse público, ou seja, possibilitar o aperfeiçoamento dessa relação: mais comunicação e informação, menos divulgação, mais diálogo e participação, menos dirigismo ainda responder ao anseio coletivo de uma comunicação mais democrática, participativa e equânime. Outro foco do meio de comunicação, desde o princípio, é informar os milhares de grajauenses que moram em outras cidades, estados e países.

O Site

Segunda versão do Jornal on-line, abril de 2012
Segunda versão do Jornal on-line, abril de 2012

O projeto Grajaú de Fato começou com o site e foi idealizado pelo comunicador social Francisco Matias, formado em Bogotá, na Colômbia, através de um programa de comunicação do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) instituição da Igreja Católica, e do jornalista Fúlvio Costa (MTB 8.674/DF), formado na Universidade Católica de Brasília (UCB) e que atualmente passa uma breve temporada em Goiânia (GO), em aperfeiçoamento profissional e trabalhando como jornalista responsável pelo jornal impresso Encontro Semanal e na Assessoria de Impressa da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Oeste 2.

O site tem atualmente uma média de 3 mil acessos por dia, portanto, 90 mil por mês. Os internautas que acessam estão principalmente em Grajaú, São Luís, Brasília, Goiânia e Barra do Corda, nessa ordem. As entradas se dão diretamente via o endereço do site, pela rede social Facebook e pelo site de buscas Google.

grajaudefato_versao3
Terceira versão do Jornal on-line, fevereiro de 2015

Ao longo de sete anos no ar, o Grajaú de Fato já passou por diversas mudanças em seu layout e logomarca, estando hospedado em servidor próprio, com o endereço https://grajaudefato.com.br/

Nas redes sociais estamos presentes no

Facebook https://www.facebook.com/grajaudefato

Twitter https://twitter.com/grajaudefato

Instagram http://instagram.com/grajaudefato

Youtube https://www.youtube.com/user/GFNoticias

Picasa Fotos https://picasaweb.google.com/gf.noticias.fotos

Blog http://grajaudefato.blogspot.com.br/

Whatsapp (99) 98122-2226

Jornal Impresso

jornal-edicao_1
Primeira edição do jornal impresso, julho de 2013

O Grajaú de Fato impresso está na 17ª edição. O projeto inicial previa uma publicação semanal, o que foi possível nas três primeiras impressões. Depois passou a ser quinzenal e por fim mensal. A dificuldade financeira é o principal desafio, pois ainda não contamos com um número suficiente de empresas que anunciam conosco, mas o plano para 2015 prevê maior diálogo com os empresários grajauense e da região para dar continuidade ao veículo que alcança cerca de 25 mil pessoas em cada edição, tendo em vista que pelo menos cinco pessoas leem cada exemplar. As versões em PDF de todas as edições podem ser lidas neste endereço http://www.jornalhttp://grajaudefato.com.br/p/jornal-impresso.html

Redação, escritório do Jornal

Durante um ano, a redação do Grajaú de Fato funcionou na Rua Patrocínio Jorge, n° 01 esquina com a Rua 7 de Setembro, no centro de Grajaú. O objetivo era estar mais próximo dos potenciais anunciantes do veículo. Desde de junho de 2014, no entanto, o escritório está na Rua São Vicente de Paula, nº 19, Trizidela.